Inspire-se no varejo europeu

Avaliação:

(0 Avaliações)

Sérgio Alvim -


Foto: Divulgação

A rede Continente está testando um novo conceito de atendimento em Portugal, que, inclusive, avança pelo mundo com exemplos de outras grandes varejistas, como Walmart e Coop.fi.

Trata-se do modelo de Loja Inclusiva. A unidade da bandeira Continente Modelo fica em Matosinhos e foi projetada para melhorar a experiência de compra de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com autismo.

Para isso, a loja oferece vários recursos, como:

• silenciadores de som para adultos e crianças
• plantas sensoriais na entrada
• sala de conforto
• checkouts adaptados
• carrinhos de compras especializados
• compra assistida

A equipe da loja também recebeu treinamento especial para atendimento mais personalizado e empático.

Walmart e Coop.fi

Desde novembro de 2023, lojas do Walmart nos EUA e Porto Rico começaram a trabalhar diariamente com “horários sensoriais”. 

Todas as manhãs, as unidades diminuem suas luzes, desligam a música ambiente e fazem com que as telas de TV à venda reproduzam “imagem estática”. 

Em 2022, a cooperativa regional italiana Unicoop Firenze abriu um novo supermercado da bandeira Coop.fi em Florença, com conceito semelhante ao da loja inclusiva e com os mesmos objetivos. 

Pessoas com autismo, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm maior probabilidade de sofrer sobrecarga sensorial. 

Ver que já existe um movimento do nosso setor para ajudar a tornar melhor o dia a dia dessas pessoas é muito bom! 

A SA+ Internacional, braço de negócio da SA+, é responsável por promover missões e cursos fora do Brasil com foco em ajudar os profissionais do setor a se atualizarem quanto ao melhor do varejo internacional. Em 2024, teremos a Missão Lisboa e a Missão Orlando. Clique aqui e garanta sua presença nessa viagem!

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade