Hibe: momentos de beleza premium apresentam retração de mais de 3% no Brasil

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Reportagem SA+ -

Itens mais caros são usados 1,5 vez menos, mas contribuem nas vendas em valor


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Dentre os itens premium na categoria de higiene e beleza, os produtos para o cabelo foram os que mais cresceram no Brasil em 2023. Esse segmento representou o maior share de usuários e possui a maior expansão dos últimos cinco anos. 

Contudo, de modo geral, os momentos de beleza premium vêm apresentando tendência de retração em quase todo o mundo. Para se ter uma ideia, no Brasil essa queda foi de mais de 3%.

Os dados pertencem a um levantamento realizado pela Kantar que contemplou 10 bilhões de ocasiões de beleza e entrevistou 23.000 mulheres dos EUA, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Polônia, França e Brasil, para traçar um comparativo do setor entre 2023 e 2022.

Com isso, foi possível também identificar que usuários de produtos premium para os cuidados e limpeza da pele do rosto têm ocasiões de beleza 1,5 vez menor do que os que usam produtos de massa, porém esses itens contribuem mais nas vendas em valor. 

Jenifer Ferreira, gerente de usage da Kantar, explica que essa diferença na frequência é motivada pelo preço e percepção dos itens como especiais. “É importante que essas marcas compreendam o que impulsiona um momento de beleza com uso de produtos premium em vez de um momento de beleza de massa para conseguirem os resultados desejados”, avalia.

A pesquisa ainda indica que os itens mais caros são adquiridos principalmente por pessoas que possuem mais etapas nos cuidados com a pele do que a média nacional.

Assim como os produtos de cabelo, os itens de cuidados e limpeza do corpo avançaram a partir de uma base pequena. Porém, categorias de maquiagem, produtos para o rosto e fragrâncias vêm apresentando queda em ocasiões de uso.

O relatório ainda indica que o perfil das usuárias das marcas premium são, na maioria, maiores de 35 anos, de alta renda, que seguem as recomendações nas mídias sociais e usam produtos pela manhã, aos finais de semana e quando saem para socializar.

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